Jornadas Europeias do Património 2012 – 2ª Corrida fotográfica sobre patrimónios da água

Poster JEP 2012

Poster JEP 2012

Realiza-se no dia 29 de Setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, com o tema “O Futuro da Memória”, a 2ª corrida fotográfica no concelho de Vila Real de Santo António, este ano sobre os “Patrimónios da água”, elementos identificadores do património e paisagem na região.

Minas, canhas, poços, noras, aquedutos, tanques, cisternas, represas, fontes marcam e identificam, ainda hoje, o território algarvio, em especial o barrocal com as suas hortas e pomares. Uma paisagem cultural trabalhada pelo homem, século após século onde se sobrepõem heranças de romanos, árabes e populações que lhes sucederam. Muita desta tecnologia hidráulica (construções e engenhos) manteve-se em uso na agricultura, sem grandes mudanças, até meados do séc. XX, altura em que se começaram a generalizar novos sistemas de rega e abastecimento de água. Constituem-se, por tudo isso como marcas distintivas na paisagem e memória local.

Também no litoral, onde as comunidades se viraram para o mar e para a ria na busca de sustento, vamos encontrar em estreita relação com a água, não só valiosos ecossistemas, como também, no domínio do património imaterial, diversas actividades e saberes-fazeres ligados à pesca, mariscagem, salinicultura, navegação marítima e fluvial.

Ao longo de um percurso que inclua as várias zonas do concelho com potencial, identificadas num mapa que será entregue no próprio dia, pretende-se que os inscritos na 2ª corrida fotográfica partam à descoberta e registem fotograficamente conjuntos edificados (noras, fontes, poços, tanques, cisternas, açudes,…) bem como hortas e pomares associados; áreas de valor ambiental e paisagístico ligadas à água (ria Formosa, sapal de Vila Real de Santo António e Castro Marim, praia da Manta Rota, baía de Monte Gordo, rio Guadiana,…); bem como, no domínio do património cultural imaterial, actividades profissionais e saberes-fazeres ligados à pesca, mariscagem, salinicultura e navegação.

Uma organização da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, com o apoio de Passeios da Ria Formosa; Restaurante Sem Espinhas e Quinta da Fornalha – Agricultura Biológica e Ecoturismo Sustentável.

Regulamento e ficha de inscrição disponíveis mais abaixo (carregue nos links). As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 28 de Setembro de 2012, directamente no Centro de investigação e Informação do Património de Cacela, por e-mail ciipcacela@gmail.com ou telefone 281952600.

——————-

Ficha de inscrição_JEP 2012

Regulamento da 2ª Corrida fotográfica no concelho de VRSA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s