Percurso Passos Contados UM DIA NA SAFRA DO SAL

Continuam os “Passos Contados”, passeios pedestres de interpretação da paisagem em Cacela e Vila Real de Santo António, em Julho, com o percurso:

 UM DIA NA SAFRA DO SAL

Com os produtores de sal Jorge Filipe Raiado e Sandra Madeira e salineiros

22 Julho (Sábado); Ponto de encontro: 17h30 em Vila Real de Santo António à entrada do Arquivo Histórico Municipal

As salinas da Salmarim situam-se em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, em salinas centenárias, mas num local onde se colhe sal desde a idade do ferro. E assim começa a nossa viagem, com os pés na terra, tomada às águas, séculos atrás. Com o passar dos séculos estes jardins brancos mudaram, com introdução de novas técnicas / processos de produzir sal, como a actual forma de circular a água até chegar ao cristalizador ou por razões de catástrofes naturais… até à actual flor de sal, o tal coalho que era desdenhado ao longo dos tempos, afundado, indesejado, agora colhido de modo artesanal, pacientemente…
 E como colhemos, partilhamos! Sem sal o corpo sucumbe, a alma abandona-nos, mas este prazer tem de ser moderado. Vamos fazer uma viagem através da salina, colher sal e plantas, umas mais saborosas que as outras e no final, ao fresco provar sal, entendê-lo e temperar o que se quer comer.

Estaremos no interior de uma Reserva Natural, a mais antiga de Portugal, da qual todos nós somos apenas fieis depositários dum Património Imaterial que devemos preservar. É dever de todos nós preservá-la!
 A SALMARIM nasce em 2007 do projecto familiar de Sandra e Jorge Filipe, o mesmo ano em que nasce o João, o filho mais velho. Jorge Filipe é adoptado por este terroir moldado pela mão humana, que são as salinas tradicionais de Castro Marim, e da paixão pela gastronomia surgiu o desejo de colher uma flor de sal de excelência, para os chefes de cozinha, e para ser partilhada à mesa de todos. Este reconhecimento é transversal aos gastrónomos e profissionais, tendo a Salmarim sido reconhecida em 2016 pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve e em 2017 pela Revista Wine com prémios de Produto Artesanal.

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA

Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | https://ciipcacela.wordpress.com

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto e remetendo a ficha de inscrição em anexo.

Valor de inscrição – 3€ (passeio) + 2 € (degustação)

 Organização

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

 

Anúncios

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s