Edição de materiais educativos

Jogo “Aventura em Cacela Velha”

Imagina que és historiador e queres descobrir os segredos escondidos de Cacela – começa assim esta “Aventura em Cacela Velha”, um jogo de tabuleiro que propõe uma série de tarefas (mímica, desenho, identificação de monumentos, questões…) relacionadas com o património e a história de Cacela Velha.

Uma forma divertida de descobrir, com os amigos e a família, esta pequena povoação sobre a falésia, de onde se avista a ria e o mar, e os vestígios que guarda dos povos (romanos, árabes, cristãos) que por ela passaram. Alguns têm sido pacientemente trazidos à luz pelos arqueólogos (cerâmicas, alfaias, objectos de adorno, moedas,…), outros estão ainda enterrados debaixo da terra. Mas as suas ruas, casas, monumentos e todo o território envolvente contam também um pouco da sua história.

Jogo "Aventura em Cacela Velha"

Jogo “Aventura em Cacela Velha”

—–

Jogo de memória “Para que servem as plantas?”

Sabias que as folhas da palmeira anã são utilizadas na arte tradicional da empreita para fazer alcofas vassouras e capachos? Sabias que a partir da cana se fazem os conhecidos telhados de caniço? Sabias que as ramagens da mariola, que floresce pelos campos da serra e barrocal algarvios, eram antigamente utilizadas como esfregão para a loiça? Sabias que a arruda era antigamente utilizada em defumadores para curar o “mal da lua” nas crianças e afastar o mau-olhado? São algumas das curiosidades reveladas pelas 18 cartas (em duplicado) que constituem o jogo.

A edição deste material educativo pela CMVRSA resultou do Projecto Educativo “Para que servem as plantas? Usos antigas da flora algarvia” dinamizado pelo CIIPC entre 2009 e 2010 com escolas de Vila Real de Santo António. Ao longo de dois anos as crianças saíram para os campos identificando as plantas e pesquisando junto da população local sobre os seus usos na alimentação, medicina popular, habitação tradicional e artes e ofícios. A informação editada tem por base as suas recolhas e são da sua autoria os desenhos das plantas que a acompanham.

ACONTECEU EM 2010

 —–

“Roteiro à descoberta das 4 Cidades”, num CD-ROM e 4 mapas em papel dos concelhos e cidades de Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.

Os textos, fotografias e desenhos que resultaram da pesquisa desenvolvida pelas dezenas de crianças e professores, que aceitaram este desafio ao longo de 3 anos (durante a acção educativa “Lugares e datas com estórias”), foram a matéria-prima para mais este material educativo.

 ACONTECEU EM 2010

—–

Puzzles “Património Construído das 4 cidades”

 

Puzzle - Património construído (Projecto "À descoberta das 4 cidades")

Puzzle – Património construído (Projecto “À descoberta das 4 cidades”)

—–

Colecção de marcadores “Personagens e Datas com Historia”

Partir à descoberta das personagens e datas marcantes dos 4 municípios foi o desafio lançado às escolas do primeiro ciclo do ensino básico do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, envolvidas no Projecto “À Descoberta das 4 Cidades”. Esta pesquisa da história local, realizada no âmbito da acção educativa “Lugares e datas com Estórias”, dinamizada entre 2007 e 2010, deu origem a uma colecção de marcadores de livros, que dão a conhecer as personagens e datas mais relevantes de cada cidade, ilustradas pelas crianças. De Vila Real de Santo António e de Cacela ficaram para a História Ibn Darraj, importante poeta hispano-árabe; o conhecido poeta popular António Aleixo; Lutegarda Guimarães de Caires, também poetisa e escritora; e Manuel Cabanas, activista político e artista plástico. Foram ainda figuras incontornáveis na história do município D. Paio Peres Correia que conquistou Cacela aos almóadas e o Marquês de Pombal, responsável pela edificação de Vila Real de Santo António. Os banhos Santos de São João da Degola continuam a ser uma data relevante no município, assinalando uma muito antiga tradição festiva que se mantém viva.

Marcadores "Personagens e datas com história"

Marcadores “Personagens e datas com história”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s