Cacela islâmica (sítios arqueológicos do Poço Antigo e Largo da Fortaleza)

Entre 1998 e 2007, foram realizadas campanhas arqueológicas na povoação costeira de Cacela Velha, localizada no levante algarvio, pondo a descoberto estruturas habitacionais da Cacela islâmica, um importante porto costeiro do Garb al-Andalus.

O bairro islâmico do Poço Antigo

Escavações arqueológicas realizadas entre 1998 e2001 no sítio do Poço Antigo, a nascente da actual povoação, fora de muralhas, puseram a descoberto, sob uma necrópole cristã (da qual foram escavadas 56 sepulturas), vestígios de um bairro residencial islâmico do período almóada (1ª metade do séc. XIII). Foram identificadas estruturas habitacionais com um pátio central pavimentado com grandes lajes de pedra, rodeado de compartimentos (cozinha, alcova e latrina), ao longo de um arruamento com sistema de canalização pública.

Arquitectura e quotidiano no bairro Almoada de Cacela (poster)

Poster - X Encontro Internacional de Cerâmica Medieval no Mediterrâneo // Silves 2012

Fotos - Redescoberta do bairro islâmico de Cacela Velha

Escavação no largo da fortaleza de Cacela Velha

Em 2007, decorreu a escavação arqueológica no Largo da Fortaleza de Cacela Velha, recompensada pela descoberta da medina de Qast’alla Darraj islâmica. As escavações puseram a descoberto vários compartimentos amplos com bons acabamentos interiores que integravam provavelmente a casa do cadi do iqlim de Qastalla Darraj. No exterior destas construções, foram identificados cinco silos de grandes dimensões. Este conjunto foi arrasado e entulhado durante a conquista cristã, tendo-se recolhido uma grande quantidade de fragmentos cerâmicos, correspondentes a loiça de uso doméstico, destacando-se as tigelas, caçoilas, jarrinhas, potes e candis, enquadráveis nos finais do século XIII. Foram ainda descobertos troços da muralha que circundava a área da cidadela.

Deixe um comentário