Dias comemorativos

Jornadas Europeias do Património, 2013

A CMVRSA/CIIPC voltou a associar-se às comemorações das JEP com um peddypaper de descoberta do património em Cacela, durante a manhã do dia 21 de Setembro (Sábado).

Uma forma diferente e divertida de descobrir e conhecer a nossa história!

As famílias (pais, avós, filhos e netos) foram convidadas a participar neste desafio que articula provas de orientação e de conhecimentos. O jogo, na aldeia de Santa Rita e envolvente, propôs a descoberta de diversos elementos patrimoniais: fornos de cal, chaminés, eira, ermida, fonte, poço, moinho, azinheiras, barragem romana…

—–

Jornadas Europeias do Património, 2012

A CMVRSA/CIIPC voltou a associar-se às JEP, com a organização da 2ª corrida fotográfica no concelho de Vila Real de Santo António, sobre os “Patrimónios da água”, elementos identificadores do património e paisagem na região. A corrida realizou-se a 29 de Setembro, e ao longo de um percurso previamente definido, os participantes foram desafiados a registar, ao longo de um dia, conjuntos edificados (noras, fontes, poços, tanques, cisternas, açudes,…), hortas e pomares associados; áreas de valor ambiental e paisagístico ligadas à água; bem como, no domínio do património cultural imaterial, actividades profissionais e saberes-fazeres ligados à pesca, mariscagem, salinicultura e navegação. Participaram 9 concorrentes, com 90 fotografias.

O júri seleccionou, pela sua qualidade fotográfica, e valor patrimonial dos elementos registados, as fotografias: “Privado” de Ana Mónica Moreno (1º Prémio); “Nora” de Maria de Fátima Afonso (2º Prémio); “Poço” de Maria Isabel Gaviño Cabrera (3º Prémio). Decidiu ainda atribuir menções honrosas a: “Marítimo” de Ana Mónica Moreno; “Trabalho em terra” de Maartje Isabelle Vens; e “Depósito” de José Manuel Palma Gonçalves.

—–

Jornadas Europeias do Património, 2011

A CMVRSA/CIIPC voltou a associar-se às JEP, com a organização da 1ª corrida fotográfica no concelho de Vila Real de Santo António, sobre chaminés e platibandas, elementos ímpares do nosso património que continuam a identificar as paisagens urbanas e rurais do Algarve. Ao longo de um percurso previamente definido, os participantes foram desafiados a registar as chaminés e platibandas do nosso concelho, com o objecto de contribuir para o inventário e valorização destes elementos arquitectónicos. Participaram 10 concorrentes, com 100 fotografias. O júri seleccionou, pela sua qualidade fotográfica, criatividade e valor patrimonial dos elementos registados, as fotografias “Vende-se” de José Luis Caño Garcia (1º Prémio), “Resistência” de Alberto Corvo (2º Prémio) e “Agora como antes” de José Luis Caño Garcia (3º Prémio). Atribuiu ainda menções honrosas a Margarida Santos e Maria de Fátima Afonso. Os trabalhos estiveram expostos na exposição fotográfica “Chaminés e platibandas de Vila Real de Santo António” em Dezembro na Biblioteca Municipal Vicente Campinas.

—–

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril), 2011

Com tema Água: cultura e património, o DIMS foi assinalado com a dinamização de um percurso de bicicleta em Cacela para crianças e jovens “Descobrir os patrimónios da água a pedalar”, com paragem em fontes, poços, noras, cisternas e canhas; e com a distribuição ao público do Roteiro “Patrimónios da água” sobre o património hidráulico em Cacela.

—–

Jornadas Europeias do Património, 2009

A CMVRSA/CIIPC voltou a associar-se, nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, às Jornadas Europeias do Património. Realizou-se no dia 25 uma visita acompanhada a Cacela Velha e à exposição “Cerâmicas islâmicas de Cacela Velha” patente no Cemitério antigo de Cacela Velha.

No mesmo dia à noite teve lugar em Santa Rita um “Serão de partilha de contos antigos”, orientado pelo contador de estórias António Fontinha. A partir dos contos contados procurou-se puxar pelos fios da memória dos participantes para que se recuperasse um pouco deste contar de boca a orelha que marcou a transmissão oral de contos, lendas, romances, adivinhas, lenga-lengas… nas gerações que nos precederam. Um projecto para continuar no sentido de se recuperar o corpus de património oral que ainda se mantém vivo em Cacela.

—–

Jornadas Europeias do Património, 2008

A CMVRSA/CIIPC voltou a associar-se às Jornadas Europeias do Património. Neste âmbito, o sítio histórico de Cacela Velha acolheu durante os dias 25, 26 e 27 de Setembro “Estórias vivas de lendas antigas”, um projecto de encenação teatral das lendas compiladas no livro “Mourinhos e mouras encantadas em Cacela” editado pela CMVRSA em 2007.

Durante 3 dias, as escolas do concelho, o lar da Manta Rota e o público em geral, voltaram a ouvir e viver muitas destas antigas lendas, estórias de encontros e desencontros com belas mouras e pequenos mourinhos de barrete encarnado que a tradição oral ainda recorda! A iniciativa terminou no sábado à noite, com dança Sufi e um espectáculo de fogo associado à Lenda das Três Filhas.

—–

Jornadas Europeias do Património, 2007

A CMVRSA/CIIPC associou-se às Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, com actividades que procuram valorizar o património oral e as construções rurais da serra algarvia.

A 28 de Setembro, decorreu um serão de contos, estórias e memórias da região “Historinhas Algarvias” dinamizado pelas contadoras Helena Tapadinhas e Inês Mestrinho, com ampla participação da população local.

No dia 29, depois de um percurso pedestre nos montes da Serra com a equipa do Gabinete Técnico de Apoio às Aldeias do Sotavento, os mais resistentes participaram na construção de um banco de taipa, no pátio do Centro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s