Dias comemorativos

Jornadas Europeias do Património, 2013

A CMVRSA/CIIPC voltou a associar-se às comemorações das JEP com um peddypaper de descoberta do património em Cacela, durante a manhã do dia 21 de Setembro (Sábado).

Uma forma diferente e divertida de descobrir e conhecer a nossa história!

As famílias (pais, avós, filhos e netos) foram convidadas a participar neste desafio que articula provas de orientação e de conhecimentos. O jogo, na aldeia de Santa Rita e envolvente, propôs a descoberta de diversos elementos patrimoniais: fornos de cal, chaminés, eira, ermida, fonte, poço, moinho, azinheiras, barragem romana…

—–

Jornadas Europeias do Património, 2012

A CMVRSA/CIIPC voltou a associar-se às JEP, com a organização da 2ª corrida fotográfica no concelho de Vila Real de Santo António, sobre os “Patrimónios da água”, elementos identificadores do património e paisagem na região. A corrida realizou-se a 29 de Setembro, e ao longo de um percurso previamente definido, os participantes foram desafiados a registar, ao longo de um dia, conjuntos edificados (noras, fontes, poços, tanques, cisternas, açudes,…), hortas e pomares associados; áreas de valor ambiental e paisagístico ligadas à água; bem como, no domínio do património cultural imaterial, actividades profissionais e saberes-fazeres ligados à pesca, mariscagem, salinicultura e navegação. Participaram 9 concorrentes, com 90 fotografias.

O júri seleccionou, pela sua qualidade fotográfica, e valor patrimonial dos elementos registados, as fotografias: “Privado” de Ana Mónica Moreno (1º Prémio); “Nora” de Maria de Fátima Afonso (2º Prémio); “Poço” de Maria Isabel Gaviño Cabrera (3º Prémio). Decidiu ainda atribuir menções honrosas a: “Marítimo” de Ana Mónica Moreno; “Trabalho em terra” de Maartje Isabelle Vens; e “Depósito” de José Manuel Palma Gonçalves.

—–

Jornadas Europeias do Património, 2011

A CMVRSA/CIIPC voltou a associar-se às JEP, com a organização da 1ª corrida fotográfica no concelho de Vila Real de Santo António, sobre chaminés e platibandas, elementos ímpares do nosso património que continuam a identificar as paisagens urbanas e rurais do Algarve. Ao longo de um percurso previamente definido, os participantes foram desafiados a registar as chaminés e platibandas do nosso concelho, com o objecto de contribuir para o inventário e valorização destes elementos arquitectónicos. Participaram 10 concorrentes, com 100 fotografias. O júri seleccionou, pela sua qualidade fotográfica, criatividade e valor patrimonial dos elementos registados, as fotografias “Vende-se” de José Luis Caño Garcia (1º Prémio), “Resistência” de Alberto Corvo (2º Prémio) e “Agora como antes” de José Luis Caño Garcia (3º Prémio). Atribuiu ainda menções honrosas a Margarida Santos e Maria de Fátima Afonso. Os trabalhos estiveram expostos na exposição fotográfica “Chaminés e platibandas de Vila Real de Santo António” em Dezembro na Biblioteca Municipal Vicente Campinas.

—–

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril), 2011

Com tema Água: cultura e património, o DIMS foi assinalado com a dinamização de um percurso de bicicleta em Cacela para crianças e jovens “Descobrir os patrimónios da água a pedalar”, com paragem em fontes, poços, noras, cisternas e canhas; e com a distribuição ao público do Roteiro “Patrimónios da água” sobre o património hidráulico em Cacela.

—–

Jornadas Europeias do Património, 2009

A CMVRSA/CIIPC voltou a associar-se, nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, às Jornadas Europeias do Património. Realizou-se no dia 25 uma visita acompanhada a Cacela Velha e à exposição “Cerâmicas islâmicas de Cacela Velha” patente no Cemitério antigo de Cacela Velha.

No mesmo dia à noite teve lugar em Santa Rita um “Serão de partilha de contos antigos”, orientado pelo contador de estórias António Fontinha. A partir dos contos contados procurou-se puxar pelos fios da memória dos participantes para que se recuperasse um pouco deste contar de boca a orelha que marcou a transmissão oral de contos, lendas, romances, adivinhas, lenga-lengas… nas gerações que nos precederam. Um projecto para continuar no sentido de se recuperar o corpus de património oral que ainda se mantém vivo em Cacela.

—–

Jornadas Europeias do Património, 2008

A CMVRSA/CIIPC voltou a associar-se às Jornadas Europeias do Património. Neste âmbito, o sítio histórico de Cacela Velha acolheu durante os dias 25, 26 e 27 de Setembro “Estórias vivas de lendas antigas”, um projecto de encenação teatral das lendas compiladas no livro “Mourinhos e mouras encantadas em Cacela” editado pela CMVRSA em 2007.

Durante 3 dias, as escolas do concelho, o lar da Manta Rota e o público em geral, voltaram a ouvir e viver muitas destas antigas lendas, estórias de encontros e desencontros com belas mouras e pequenos mourinhos de barrete encarnado que a tradição oral ainda recorda! A iniciativa terminou no sábado à noite, com dança Sufi e um espectáculo de fogo associado à Lenda das Três Filhas.

—–

Jornadas Europeias do Património, 2007

A CMVRSA/CIIPC associou-se às Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, com actividades que procuram valorizar o património oral e as construções rurais da serra algarvia.

A 28 de Setembro, decorreu um serão de contos, estórias e memórias da região “Historinhas Algarvias” dinamizado pelas contadoras Helena Tapadinhas e Inês Mestrinho, com ampla participação da população local.

No dia 29, depois de um percurso pedestre nos montes da Serra com a equipa do Gabinete Técnico de Apoio às Aldeias do Sotavento, os mais resistentes participaram na construção de um banco de taipa, no pátio do Centro.

Deixe um comentário