Clássica em Cacela

O ciclo, com programação e direcção artística da flautista algarvia Teresa Matias, pretende ser uma alternativa erudita e de qualidade dentro da oferta cultural de Verão no sotavento algarvio, apostando em jovens talentos e em repertórios menos familiares do grande público. O ciclo tem-se vindo a afirmar, com a adesão do público a crescer de edição para edição.

«Clássica em Cacela» é organizado pelo Município de Vila Real de Santo António, em colaboração com a Algartes – Associação para a promoção e desenvolvimento da música erudita no Algarve, com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Algarve. Http://ClassicaemCacela.Wordpress.Com/

Clássica em Cacela 2022

Programação Clássica em Cacela 2022, onde convidamos o público a mergulhar na música erudita do século XX com 4 concertos em Cacela Velha e Santa Rita!

—–

Clássica em Cacela 2021

Nesta 10ª edição, o ciclo trouxe a Cacela Velha dois concertos: Trio de Flautas do Algarve na Igreja de Cacela Velha (4 Agosto, 21h) e Recital de Piano com Vasco Dantas (Cemitério Antigo, 9 Agosto, 21h).
O Trio de Flautas do Algarve, constituído pelas flautistas algarvias Ana Figueiras, Filipa Oliveira e Teresa Matias, tem vindo a desenvolver o seu percurso profissional na área da música antiga, tendo como focos principais o desenvolvimento da performance historicamente informada e a dinamização da flauta de bisel na região. A Igreja quinhentista de Nossa Srª da Assunção em Cacela Velha, reconstruída após o terramoto de 1755, providenciará a acústica ideal para este concerto, onde iremos ouvir obras de compositores conhecidos do período barroco.
O pianista Vasco Dantas, cabeça de cartaz desta edição, estreou-se em 2019 em recital a solo no Carnegie Hall em Nova Iorque e em 2017 na Grande Sala do Conservatório Tchaikovksy de Moscovo com a Chamber Orchestra Kremlin. A sua discografia inclui 4 álbuns: Promenade (2015), Golden Liszt (2016), Freitas Branco (2019) e Poetic Scenes (2020). Em Cacela Velha irá apresentar obras de Debussy, entre outros compositores, com o mar e a Ria Formosa como pano de fundo…

—–

Clássica em Cacela 2020

O cartaz do recital do Vasco Dantas na edição deste ano do Clássica em Cacela. O concerto foi em Faro (Club Farense) às 21:30h e não em Cacela Velha, como era suposto, devido ao aumento do número de casos covid19 no município de VRSA.

—–

Recital de Isabel Vaz 2018

2018 SEM CICLO MAS COM RECITAL DE ISABEL VAZ
Dia 16 de Agosto, às 22h00, na Igreja de Cacela Velha. Música de J.S. Bach e G. Cassadó.

—–

Clássica em Cacela 2017

—–

Clássica em Cacela 2016

Sob o tema Música Antiga ouviu-se, entre 4 e 25 de Agosto, nomes como a soprano de coloratura Orlanda Velez Isidro, a violoncelista Isabel Vaz ou o acordeonista Gonçalo Pescada, entre outros.
A esta edição agregou-se três eventos em torno dos 150 anos do nascimento de Erik Satie: uma palestra, um filme, e o recital comemorativo pela pianista Joana Gama.

—–

Clássica em Cacela 2015

30 de Julho | ISABEL VAZ, violoncelo + EDUARDO PAREDES, violino
local: Igreja > música de Fernando Lopes Graça, Frederico de Freitas, Maurice Ravel, entre outros

06 de Agosto | JOANA GAMA, piano
local: Antigo Cemitério > música de Amílcar Vasques-Dias e Fernando Lopes Graça

13 de Agosto | FILHO DA MÃE, guitarra
local: Antigo Cemitério > originais do seu mais recente albúm “Cabeça”

—–

Música de Câmara 2014

—–

Músicas do mundo, 2013

—–

Ciclo de concertos “Clássica em Cacela”, Agosto 2012

A 5ª edição abriu com o acordeonista Gonçalo Pescada, a solo na Igreja da N. Srª da Assunção. Contou ainda com pujança do quinteto de metais «Quinto Império», no Antigo Cemitério, e encerrou na Igreja, com os virtuosos «Ad Libitum», um trio de cordas liderado pela talentosa violetista Sofia Espiga. A música foi de Vivaldi, Schubert, Beethoven, Piazzolla, Rossini, entre muitos outros.

Classica em Cacela_2012_poster

Clássica em Cacela

Clássica em Cacela

Clássica em Cacela

—–

Ciclo de concertos “Clássica em Cacela”, Agosto 2011

Nesta edição marcada pela influência do Oriente, estiveram presentes Audrey Chen, artista experimental asiática-americana, com o violoncelo, a voz e um sintetizador analógico; Ruben Bettencourt, jovem promessa portuguesa da guitarra clássica; Naoko Kikuchi com um Koto, magnífico instrumento de cordas tradicional do Japão; e a pianista Joana Gama, com um programa a solo que alternou música portuguesa e do extremo oriente.

Ciclo de concertos - "Clássica em Cacela 2011" [Cacela Velha, 5, 11, 18 e 25 de Agosto, 21h45]

ACONTECEU EM 2011

ACONTECEU EM 2011

—–

Ciclo de concertos “Clássica em Cacela”, Agosto 2010.

Marcaram presença Gilberto Bernardes com um concerto de saxofone e multimédia, o Consort Renascentista “Ensemble Tons Parlantes” e a encerrar Adriano Sardinha, Catarina Rafael e Alena Khmelinskaia no clarinete, no violoncelo e no piano, respectivamente.

ACONTECEU EM 2010

ACONTECEU EM 2010

—–

Ciclo de concertos “Clássica em Cacela”, Agosto 2009

Marcaram presença o Ensemble de Flautas de Loulé, sob a direcção de Francisco Rosado contando com os convidados especiais Ricardo Correia, Ana Figueiras e Teresa Matias; recital de piano pela mão de Alena Khmelinskaia; recital de violoncelo, por Catarina Rafael; e recital de flauta de bisel com Teresa Matias.

Ciclo de concertos - Clássica em Cacela 2009

Clássica em Cacela

—–

Ciclo de concertos “Clássica em Cacela”, Agosto 2008

Deixe um comentário