MAIOS NA ALDEIA DE SANTA RITA

No dia 1 de Maio, em muitos lugares da região do Algarve, é tradição criarem-se os Maios ou Maias, enfeitá-los e colocá-los na rua. Estes bonecos e bonecas representando pessoas, em tamanho natural, cheios com palha, trapos, jornais amachucados e vestidos com roupa usada. São feitos pelas populações com simplicidade e improvisação, acompanhados frequentemente de reproduções de animais, objectos de uso comum, encenando actividades quotidianas, com dizeres a propósito em prosa ou verso.

Bonecos, ou personagens vivas como as Maias (já menos frequentes), são reminiscências de costumes arcaicos ligados ao fim do Inverno e ao eclodir da Primavera. Assinalavam a renovação da natureza e simbolizavam o poder fecundante da vegetação que desabrocha.

Em estreita colaboração com a população local, voltamos a reviver esta antiga tradição festiva na aldeia de Santa Rita.

Visite Santa Rita no dia 1 de Maio!

Organização

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e população local

O Tomilho nº 50

Já saiu um novo número do Tomilho (Março/Abril), nº 50

O Tomilho é o boletim do CIIPC / CMVRSA, com edição bimensal, no qual se dá conhecimento das nossas actividades, mas onde se dá também voz à população publicando fotografias antigas e registando memórias, saberes-fazeres, tradições festivas, receitas e objectos. Um instrumento valioso que vem garantindo um envolvimento da comunidade local no trabalho que desenvolvemos.

Nesta 50ª edição, apresentamos alguns testemunhos de leitores sobre esta publicação e damos destaque à imprensa local de há 100 anos atrás.

Disponível aqui:

Boas leituras!

No âmbito das comemorações do cinquentenário do dia 25 de Abril de 1974, esta oficina propõe aos participantes a realização de cartazes de cariz político pluralista que celebrem a liberdade de expressão e opinião. O objectivo será convocar dentro de cada participante a vontade de se exprimir, sem constrangimentos, sobre temas que reflictam sobre o desejo de liberdade ou de indignação relativamente a causas que lhe sejam relevantes.

À semelhança da abertura vivida pelas populações no Portugal de Abril, vamos procurar fazer cartazes que façam sentido hoje, para as reivindicações de hoje. Para o efeito serão utilizadas técnicas de tipografia e gravura.                                            

A oficina será orientada por Álvaro Miguel Martinho Baptista Pereira, licenciado em escultura pela faculdade de belas artes da universidade de Lisboa. Foi assistente dos mestres Lagoa Henriques (escultura) e Bartolomeu dos Santos (gravura). Trabalha em cenografia e adereços para cinema e teatro.

Inscrições

Para público em geral e famílias

Valor – 5€ – pessoa / 8 € – adulto + criança (a reverter para o orientador)

Sujeito a inscrição prévia. A oficina só se realiza com um mínimo de 6 pessoas

Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com

Continuar a ler

ACONTECEU NO CIIPC EM 2023

Ao longo do ano o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António continuou a dinamizar projectos e actividades em torno da investigação, interpretação, usufruto e educação para o património em todo o concelho e programação cultural em Cacela Velha.

Aqui fica o balanço “ilustrado”, para que possamos recordar e pensar sobre o trabalho realizado, que é também de todos aqueles que estiveram connosco (presencialmente ou à distância) e se envolveram nas nossas actividades.

DESTAQUE

Este ano os usos da cal foram transversais a várias dinâmicas de trabalho no CIIPC. Desde a oferta educativa e oficinas de tempos livres com dezenas de crianças e jovens a conhecerem este material tão importante nas arquitecturas na região (visitando fornos de cal, abrindo cal, caindo muros, associando pigmentos e decorando platibandas); uma oficina para público em geral “Cal e cor nas casas de Cacela Velha” explorando saberes e técnicas ligados à cal, processos de transformação do calcário em cal nos fornos de cal, técnicas da caiação, hidratação da cal viva e execução das argamassas; até ao uso efectivo da cal na preservação e dignificação do espaço público da vila histórica de Cacela Velha com a iniciativa “CAIA-ME” Fim-de-semana da cal. Durante um fim de semana dedicado à cal, o empenho colectivo de mais de duas dezenas de voluntários, numa partilha entre saberes de mais velhos e entusiasmo de mais novos, de pincel na mão e cal no balde, tornou a vila histórica de Cacela mais branca, limpa e luminosa.

1. INVESTIGAÇÃO

TÚMULO MEGALÍTICO DE SANTA RITA – PRÉ-HISTÓRIA

Está no prelo, e espera-se que seja apresentada ao público muito em breve, a monografia sobre o Túmulo Megalítico de Santa Rita organizada pelo grupo de investigação M.I.D.A.S. III MILENIO ANE da Universidade de Huelva. Trata-se de uma publicação conjunta entre o Município de VRSA e a Direcção Regional de Cultura do Algarve, que permitirá a merecida divulgação do valor científico, histórico e patrimonial deste singular monumento pré-histórico.

CACELA VELHA – PERÍODO MEDIEVAL

Na sequência da campanha de escavações arqueológicas durante o Verão passado, as preocupações orientaram-se este ano para a conservação do sítio arqueológico do Poço Antigo e para os materiais em depósito, seu tratamento e estudo.

Ao longo do ano, no CIIPC continuou o estudo das colecções de cerâmicas islâmicas de Cacela Velha (descrição analítica e tipológica, desenho técnico, fotografia); organização e actualização do inventário do espólio cerâmico arqueológico em depósito; inserção de dados na base de dados para o estudo da “Uniformização da Cerâmica Islâmica de Cacela”; trabalhos de conservação e restauro de um cântaro recolhido nas escavações arqueológicas de 2022, no laboratório de arqueologia da Universidade do Algarve; bem como acções de limpeza da vegetação e manutenção do sítio arqueológico do Poço Antigo.

Participação nas “VIII Jornadas de História do Baixo Guadiana” no Arquivo Municipal em VRSA (26 de Maio), com apresentação da conferência “Resultados Arqueológicos da Campanha de 2022 em Cacela Velha” por Cristina Garcia. Na parte da tarde os participantes visitaram o sítio arqueológico do “Poço Antigo” em Cacela Velha; e na palestra do Arquivo entre Histórias “O Contributo dos achados arqueológicos de ossos infantis em Cacela Velha e Silves para o estudo da população medieval do Algarve” por Hugo Cardoso no Arquivo Municipal em VRSA (23 de Junho).

PATRIMÓNIO RURAL VERNÁCULO HISTÓRIA LOCAL E O PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DE CACELA

O Património rural vernáculo, a história local e o património cultural imaterial da freguesia de Vila Nova de Cacela assumiram-se durante o ano, como um dos eixos de investigação do CIIPC. Desenvolveram-se levantamentos e pesquisa sobre: João Bernardino Pires, conhecido por João da Venda, importante figura da história local, , cuja dinâmica empresarial em meados do séc. XX esteve ligada a uma venda no Sítio da Ponte, e posteriormente a um fumeiro de figo seco. Na envolvente, teve ainda uma unidade ligada à amêndoa, à alfarroba, um lagar e uma padaria; o Monte dos Tamissa no Sítio da Coutada (actual centro de Vila Nova de Cacela), hoje desaparecido, com destaque para o seu lagar de azeite; os últimos ferradores em Cacela; as caiadeiras de Cacela; a Feira anual de Santa Teresa em Cacela; e o antigo ofício de sapateiro.

Foram publicados textos de divulgação sobe estas temáticas no nosso boletim “O Tomilho”.

2. VALORIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO E USUFRUTO DO PATRIMÓNIO

PASSEIOS E VISITAS

Continuaram os “Passos Contados”, passeios pedestres de interpretação da paisagem em Cacela e Vila Real de Santo. Nesta 16ª edição, sete passeios temáticos distribuídos entre Abril e Novembro, propuseram novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais, seus valores naturais e elementos patrimoniais, no sotavento algarvio. Uma forma diferente e estimulante de conhecer o nosso património, conversando com os orientadores dos percursos e numa relação próxima com a natureza.

Este ano começámos, em Abril, com um percurso sobre a flora no Algarve orientado pelos colaboradores do Herbário da Universidade do Algarve, Manuela David e Ricardo Canas ; em Maio descobrimos os usos da cana, do utilitário ao lúdico com o artesão Domingos Romeira Vaz; em Junho propusemos um final de dia na safra do sal com o produtor de sal Jorge Raiado; em Agosto fizemos um passeio ao amanhecer sobre o figo no Algarve, da árvore ao fumeiro com produtor João Sol; em Setembro debruçámo-nos sobre o Marquês de Pombal e a “Aula de desenho e estuque” de Vila Real de Santo António com a Arquitecta Marta Santos; em Outubro viajámos a um tempo longo a partir da Jazida fossilífera de Cacela com o geólogo Hélder Pereira; terminámos em Novembro com um percurso que nos levou à pré-história, entre vivos e mortos, a partir do túmulo megalítico de Santa Rita com o arqueólogo Nuno Inácio.

EXPOSIÇÕES NO CIIPC

Manteve-se no CIIPC a exposição “Profissões Antigas de Cacela” que resulta de trabalho de campo, desenvolvido pela equipa do CIIPC, junto de 10 profissionais na zona de Cacela: agricultor, barbeiro, mestre caleiro, cesteiro, costureira, empalhador de cadeiras, merceeira, pastor, mariscador, pescador e calafate.

No exterior do CIIPC, nos meses de Março e Abril, esteve patente a EXPOSIÇÃO “GEOMETRIA DO PLÁSTICO”. A peça exposta, de Joana Bandeira Rocha, na parede da fachada da antiga escola primária surge na sequência de vários trabalhos realizados com garrafas de plástico, desde 2018, como forma de utilizar e valorizar o mesmo como matéria-prima em contextos expositivos e artísticos.

No final do ano voltámos a armar o PRESÉPIO ALGARVIO com a participação dos habitantes da aldeia de Santa Rita. Recupera-se desta forma o costume Algarvio de, em Dezembro, se armar o presépio e o “altarinho” de cariz popular. Nas casas, em cima da cómoda, elevado ao centro em degraus, colocava-se o menino Jesus, cercado de searinhas, laranjas e outros frutos (figos, alfarrobas, romãs…), votos de pão e de prosperidade para a família.

3. EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÓNIO

ACÇÕES CONTINUADAS

O CIIPC continua a colaborar activamente com o Projecto “À Descoberta das 4 Cidades”. Este ano chegou ao seu término a acção educativa para os anos lectivos 2021/2022 e 2022/2023: “RECRIA A HISTÓRIA DA TUA TERRA/CIDADE”, com a apresentação dos projectos finais (vídeos sobre a história das suas terras) pelos professores titulares das turmas envolvidas. Os trabalhos foram compilados numa pen e distribuídos pelos professores envolvidos e Bibliotecas Escolares.

Este ano as Comemorações no 35º aniversário de elevação a cidade de Vila Real de Santo António, Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo, no dia 11 Março decorreram em Vila Real de Santo António, tendo o CIIPC colaborado com as colegas do Serviço de Educação nos conteúdos da Exposição sobre a geminação e projecto “À descoberta das 4 Cidades” patente nesse dia no Centro Cultural António Aleixo.

ACTIVIDADES EDUCATIVAS PONTUAIS NO ÂMBITO DA OFERTA EDUCATIVA MUNICIPAL

O CIIPC contribuiu para o enriquecimento da oferta educativa para as escolas do concelho com várias propostas, tendo dinamizado (durante o 2º e 3º período do ano lectivo 2022/23) as seguintes acções educativas com turmas do pré-escolar, primeiro e segundo ciclo de Vila Nova de Cacela, Monte Gordo e Vila Real de Santo António.

Acção educativa “Desenterrar o passado. Fazer falar pedras, ossos e cacos no túmulo megalítico de Santa Rita”.

Neste percurso de descoberta desenterramos o passado e fazemos falar pedras, ossos e cacos no túmulo megalítico de Santa Rita, um monumento funerário com cerca de 5000 mil anos.

A actividade divide-se em três momentos: recepção no CIIPC e caminhada até ao túmulo; conversa orientada, junto ao monumento, sobre a descoberta e escavação deste sítio arqueológico, sua antiguidade, localização, recursos do território envolvente, materiais de construção, estrutura e orientação astral; num último momento, os alunos tocam, observam, e questionam réplicas de objectos exumados do túmulo. A actividade termina com um jogo de associação entre objectos da pré-história e da actualidade com função/significado idênticos.

Dinamização da actividade com 1 turma do 1º ciclo de Vila Nova de Cacela e 2 turmas do 2º ciclo de Vila Real de Santo António.

Acção educativa “O pomar tradicional de sequeiro trocado por miúdos”

Figueiras, amendoeiras, alfarrobeiras e oliveiras constituem o tradicional pomar de sequeiro que se assume como elemento identificador da paisagem cultural algarvia. Na sua complexa simplicidade, e adaptado às condições de solo e clima do Barrocal algarvio, o Pomar de Sequeiro garantiu durante séculos a valorização da paisagem e dos recursos naturais e assegurou o sustento das famílias que dele se ocupavam. Na Várzea de Cacela Velha, ao longo de conversa, jogo e degustação, ficamos a conhecer as árvores que caracterizam o pomar de sequeiro, os seus frutos, sua conservação, utilizações e importância histórica na economia da região.

Dinamização da actividade com 4 turmas do 1º ciclo de Vila Nova de Cacela

Acção educativa “Arqueológo por uma manhã”

Numa caixa arqueológica, no exterior do CIIPC, com estratigrafia e artefactos arqueológicos de diversas épocas, as crianças e jovens transformam-se em pequenos arqueólogos utilizando as ferramentas e técnicas da profissão. Desta forma proporciona-se aos mais novos um melhor conhecimento desta ciência e das principais práticas associadas; e sensibiliza-se para a preservação e valorização do património arqueológico da região.

Dinamização da actividade na Várzea de Cacela Velha com 3 turmas de 1º ciclo de Monte Gordo e Vila Real de Santo António e 1 de 2º ciclo de Vila Real de Santo António

Acção educativa “Cal, cor e platibandas na arquitectura popular algarvia”

A casa popular algarvia liga-se ao território local e recursos disponíveis (pedra, barro, cal, pigmentos, matérias vegetais). A chaminé e a platibanda (elemento horizontal de remate da parte superior da casa) são elementos singulares e identificadores da arquitectura no Algarve.

Nesta acção com 3 momentos, a partir das fachadas de casas características da arquitectura popular algarvia, exploramos a importância da cal e da cor no revestimento das casas e na ornamentação das platibandas. A partir das platibandas decoradas ficamos a conhecer os pigmentos naturais utilizados (alguns extraídos de terras da região), experimentamos recriar motivos decorativos das platibandas com cal e pigmentos.

Dinamização da actividade com 1 turma de 1º ciclo de Vila Nova de Cacela e 2 turmas do 2º ciclo de Monte Gordo

Acção educativa “Do grão ao pão”

Acção educativa continuada inserida no projecto comum “Ciclo do Pão” dinamizado pela Rede de Museus do Algarve (RMA-EDU)

Alimento central nas dietas alimentares de diferentes civilizações e no quotidiano das populações algarvias, o pão tem uma história muito antiga e resulta de um ciclo que vai do semear do grão à mesa passando por diversos momentos: semear, colher, debulhar, moer, amassar, cozer e comer.

No 2º período do ano lectivo 2022/23 dinamizou-se a apanha do ramo da espiga na Quinta-feira da Ascensão em Vila Nova de Cacela e Oficina de Pão com o Centro de Ciência Viva de Tavira com 2 turmas do 1º ciclo de Vila Nova de Cacela e 1 turma do 2º ciclo de Vila real de Santo António.

Acção educativa “À descoberta das profissões antigas”

No Algarve é ainda possível encontrar profissões que revelam uma profunda ligação ao território.

Nesta actividade exploramos, a partir da exposição patente no CIIPC, 10 profissões da zona de Cacela: agricultor, barbeiro, mestre caleiro, cesteiro, costureira, empalhador de cadeiras, merceeira, pastor, mariscador, pescador e calafate. Com os mais velhos dinamizam-se os jogos “Objecto intruso” e “Descobre qual a minha profissão a partir da minha história de vida”. Com os mais novos (Jardins de Infância) seleccionam-se 3 profissões (pescador, merceeira e agricultor) para explorar de forma prática e lúdica.

Dinamização da actividade com 2 turmas do 1º ciclo de Vila Nova de Cacela e 7 salas do pré-escolar de Vila Nova de Cacela e Vila Real de Santo António.

Peddy-paper “À descoberta do património de Cacela Velha”

De forma lúdica e divertida, o jogo promove um percurso pela vila e zona envolvente, onde os participantes respondem a um conjunto de questões e realizam tarefas que se prendem com a história e o património de Cacela Velha. O que nos contam as ruas, as casas, a paisagem de Cacela Velha? Que momentos históricos são relevantes na história deste lugar? Quem eram os seus habitantes? Como ocuparam o espaço e utilizaram os recursos naturais?

Dinamização da actividade com 2 turmas do 2º ciclo de Vila Nova de Cacela.

Criação de uma horta pedagógica na parte traseira do edifício

Atendendo a necessidades associadas ao trabalho educativo desenvolvido pelo CIIPC, criou-se este ano uma mini-horta pedagógica, numa parcela de espaço na traseira do edifício.

Esta horta é já importante recurso para as actividades educativas do CIIPC.

Continuaram no CIIPC as OFICINAS REGULARES, NA ÁREA DO PATRIMÓNIO, DAS ARTES E DOS SABERES FAZERES-TRADICIONAIS para o público em geral.

OFICINA “BONECOS DE MEIA E TRAPO” com a equipa do CIIPC

Para público em geral e famílias, no CIIPC, Santa Rita, no dia 15 Janeiro

Miúdos e graúdos passaram a tarde entre meias, trapos, agulhas e linhas, criando bonecas de meia e trapos, recordando um tempo em brincava com pouco, aproveitando o que havia à mão. Saíram das mãos dos participantes bonecas e bonecos únicos, originais e cheios de criatividade.

OFICINA “IMPRESSÃO EM SERIGRAFIA. PAPEL E TÊXTIL” com o artista plástico Sérgio Rocha

Para público em geral, no CIIPC, Santa Rita, no dia 26 Fevereiro

Nesta oficina introdutória à impressão com a técnica serigráfica em têxtil e papel, utilizando uma matriz fotogravada e tintas biodegradáveis, os participantes puderam experimentar imprimir em papel, t-shirts, sacos de pano, tecidos. As impressões foram feitas a partir de 4 matrizes com motivos de talhas islâmicas de Cacela Velha, com o intuito de valorizar o nosso património arqueológico.

OFICINA “UMA MINI-HORTA PASSO A PASSO. DA SEMENTE AO FRUTO” com a Engª Hortofrutícola Ana Arsénio da Associação In Loco

Para público em geral, no CIIPC, Santa Rita, no dia 26 Março

Foi uma tarde preenchida com muitas tarefas, desde o viveiro de plantas, ao planeamento e preparação da horta. Foram dadas dicas para as próximas etapas ao longo do desenvolvimento das plantas até à sua colheita. Tratou-se de uma iniciação para quem quer produzir os seus próprios alimentos e ter a certeza daquilo que consome.   

OFICINA DE PÁSCOA “VEM CRIAR COELHOS E GALINHAS DE PÁSCOA”

Para crianças e jovens, no CIIPC, Santa Rita, no dia 4 Abril

Na Páscoa celebra-se a renovação da natureza. Coelhos e ovos têm sido símbolos milenares associados à fertilidade e a este período festivo. Nesta Oficina convidaram-se crianças e jovens para criar coelhos e galinhas (para acolher ovos) a partir da reutilização de materiais que temos nas nossas casas.

OFICINA “CAL E COR NAS CASAS DE CACELA VELHA” com a Arquitecta Marta Santos

Para público em geral, em Cacela Velha no dia 20 Maio

Nesta oficina, integrada na iniciativa “CAIA-ME” – Fim-de-semana da cal em Cacela Velha, pretendeu-se explorar de forma educativa saberes e técnicas ligados à cal, os processos de transformação do calcário em cal nos fornos de cal, os saberes dos mestres caleiros, as técnicas da caiação, da hidratação da cal viva e da execução das argamassas.

OFICINA “CIANOTIPIA – IMPRESSÃO DE PLANTAS COM LUZ DO SOL” com artista Catarina Candeias

Para público em geral, no CIIPC, Santa Rita, no dia 24 Setembro

Cianotipia é uma técnica manual da fotografia para imprimir em negativo monocromático, com a utilização de uma emulsão que revela as imagens a partir da luz UV em diferentes tonalidades de azul. Nesta Oficina foi feita uma introdução à cianotipia, revelando imagens de plantas com a exposição solar em diferentes suportes.

OFICINA “VEM CRIAR O TEU INDIVIDUAL DE MESA EM TRAPOLOGIA” com a artesã Maria José Torres

Para público em geral, no CIIPC, Santa Rita, no dia 15 Outubro

A trapologia é a arte antiga de juntar ou reaproveitar pedaços de tecidos já usados, dando-lhes uma nova utilidade. Fazia parte do quotidiano das nossas avós que criavam talegos, tapetes, mantas, aproveitando sobras de tecidos, retalhos de roupas já sem uso, combinando cores, texturas e formas ao sabor da vontade e imaginação. A proposta nesta oficina foi criar um individual de mesa em trapologia.

OFICINA “CRIA O TEU PRESÉPIO ALGARVIO” com a equipa do CIIPC

Para famílias e público em geral no CIIPC, Santa Rita, no dia 2 Dezembro

No Algarve, em Dezembro era costume armar-se o presépio e o “altarinho” de cariz popular. Nas casas, em cima da cómoda, elevado ao centro em degraus, colocava-se o menino Jesus, cercado de searinhas, laranjas e outros frutos, votos de pão e de prosperidade para a família. Uma tradição muito antiga que parece remontar no Algarve pelo menos à Idade Média. Nesta Oficina cada participante criou e vestiu o seu menino Jesus, semeou searinhas com trigo em latinhas de conserva, para em casa possa montar o seu presépio Algarvio, juntando laranjas e outros frutos do Algarve.

Dinamização das Oficinas de Verão no CIIPC para crianças e jovens

O CIIPC voltou a receber crianças e jovens durante 2 manhãs de Julho e Agosto. Este ano as oficinas de verão do CIIPC desafiaram crianças e jovens a brincar com a cal e os pigmentos e a criar uma pequena horta com canteiros de aromáticas.

Ao longo do ano recebemos a visita regular de utentes da Asmal – Associação de Saúde Mental do Algarve com quem dinamizámos diversas actividades: “Adivinhas da nossa tradição oral”, CIIPC, Santa Rita, 24 Janeiro; e “Cal, cor e platibandas na arquitectura tradicional algarvia”, CIIPC, Santa Rita, 30 Maio.

Durante o Verão o CIIPC voltou também a dinamizar oficinas criativas “Vem brincar com a cal e os pigmentos” para grupos de crianças e jovens a pedido de entidades externas, desta vez com crianças e jovens (meninas) do Centro de Bem Estar Social Nossa Senhora de Fátima de Olhão; e com crianças e jovens da Casa de Acolhimento “A Gaivota” de Tavira.

Ao longo do ano recebemos ainda o grupo de crianças das “Rotinas Selvagens” na Primavera e próximo do Natal, para explorarem a nossa horta pedagógica e para ficarem a conhecer e criarem um presépio algarvio.

Durante as férias da Páscoa dinamizámos um peddy-paper “Vamos conhecer o Património em Cacela Velha” com crianças e jovens da Oficina da Criança da cidade irmã de Montemor-o-Novo.

Visitas orientadas ao património de Cacela

O CIIPC orientou, em Fevereiro, uma visita a Santa Rita e Cacela Velha para o Grupo de Amigos do Museu de Portimão.

4. ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

Maios em Santa Rita

Este ano os Maios regressaram à aldeia de Santa Rita. Cerca de 7 dezenas de maios e maias saíram à rua em Santa Rita, revivendo-se, em estreita colaboração com a comunidade local, esta antiga tradição festiva, associada à Primavera, tão característica na região. Os Maios, acompanhados de quadras, dizeres e provérbios, colocados nas ruas e à porta das casas, provocaram admiração, reflexão, crítica e riso às centenas de visitantes que passaram pela aldeia.

Voltámos a celebrar o dia de São Martinho com um Magusto com habitantes da aldeia de Santa Rita, vizinhos e amigos de todo o concelho. Castanhas assadas, vinho novo, jeropiga, bolos caseiros e boa companhia estiveram entre os vários ingredientes que animaram este convívio.

Criação e montagem de árvore de Natal em Cacela Velha

Este ano para a decoração da árvore de Natal em Cacela Velha, que vem sendo montada desde há uns anos a esta parte pelo CIIPC e ADRIP, o tema escolhido foi a pesca artesanal. Utilizámos artes e materiais doados por pescadores de Cacela Velha, Monte Gordo, Vila Real de Santo António e Tavira, tais como redes, bóias, covos, alcatruzes, etc…numa homenagem a uma actividade que tanto marcou e marca a nossa região.

Criação e montagem de presépio algarvio no interior do CIIPC com a colaboração da população

No presépio algarvio volta a recuperar-se no CIIPC a muito antiga tradição de em Dezembro se armar o presépio e o “altarinho” de cariz popular. As searinhas foram semeadas e o altar armado com a colaboração de habitantes locais da aldeia de Santa Rita.

5. PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO NÚCLEO HISTÓRICO DE CACELA VELHA

“CAIA-ME” Fim-de-semana da cal em Cacela Velha (20 e 21 de Maio)

Acção de voluntariado para a caiação do espaço público

Na vila histórica de Cacela Velha o uso da cal branca no revestimento das fachadas contribui para o carácter distintivo deste lugar. Nos últimos anos tem-se perdido o secular hábito dos habitantes manterem e caiarem as suas fachadas e muros comuns o que, entre outros factores, tem contribuído o empobrecimento do carácter e imagem do núcleo histórico de Cacela Velha.

Sendo Cacela Velha um lugares de maior interesse histórico e patrimonial da região, pretendeu-se com este fim-de-semana dedicado à cal: contribuir para a dignificação do espaço público de Cacela Velha; revalorizar materiais e práticas ancestrais no contexto da arquitectura tradicional; promover a troca de práticas e conhecimentos relacionados com os usos da cal; e envolver a população, agentes locais e público em geral na conservação e valorização do núcleo histórico de Cacela Velha.

Durante dois dias, o empenho colectivo de mais de duas dezenas de voluntários, numa partilha entre saberes de mais velhos e entusiasmo de mais novos, de pincel na mão e cal no balde, tornou a vila histórica de Cacela mais branca, limpa e luminosa.

6. PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM CACELA

Continuaram os animados e participados Mercadinhos na Primavera (16 Abril) no Verão (1 Julho), Outono (5 Novembro) e Natal (3 Dezembro) em Cacela Velha (em colaboração com a ADRIP). Os Mercadinhos animaram as ruas de Cacela Velha com artesanato tradicional e contemporâneo; produtos em segunda mão e velharias; produtos alimentares locais; plantas e ervas aromáticas; livros e música;…

Este ano retomaram-se em Cacela Velha os Mercados de Trocas de coisas e saberes sem recurso a dinheiro (7 Maio, 17 Setembro) em parceria com Banco de Voluntariado de VRSA e ADRIP.

Clássica em Cacela

A «Clássica em Cacela» na sua 12ª edição, com o tema Música vocal, trouxe dois concertos à igreja de Cacela Velha. Subiram ao palco o Bando de Surunyo e Grupo vocal Olisipo.

O ciclo «Clássica em Cacela» é organizado pelo Município de Vila Real de Santo António, com programação e direcção artística da flautista algarvia Teresa Matias, em colaboração com a Algartes – Associação para a promoção e desenvolvimento da música erudita no Algarve, com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Algarve.

Cinema na rua em Cacela Velha

No Verão, o velho portão de ferro do antigo cemitério de Cacela Velha voltou a abrir-se à noite para quem quis assistir a cinema de qualidade sob o céu estrelado. A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António retomou desta forma a já antiga colaboração com o Cineclube de Faro. O ciclo propôs, no mês de Agosto, duas sessões de cinema para Cacela Velha, com a seguinte programação: “Nayola” de José Miguel Ribeiro (2022) e “A Odisseia dos Tontos” de Sebastián Borensztein (2019).

Noites da Moura Encantada

As «Noites da Moura Encantada» regressaram este ano a Cacela Velha, nos dias 14, 15 e 16 de Julho. Um encontro de Culturas Mediterrânicas com música, teatro, dança, contos, artesanato, gastronomia e muito mais. Uma organização da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e Ibérica Eventos com a ADRIP – Associação de Defesa do Património de Cacela.

No âmbito das Noites da Moura Encantada, foi apresentado o livro «À soleira do infinito. Cacela Velha: arquitectura, paisagem, significado» no dia 16 de Junho, por Pedro Marques de Abreu. O livro é o guião de uma viagem a Cacela Velha, na costa sul de Portugal, região litoral do sotavento algarvio.

7. DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO DA REGIÃO E DO TRABALHO REALIZADO PELO CIIPC

Boletim bimensal “O Tomilho”

Continuou a edição do “Tomilho”, o boletim do CIIPC com edição bimensal (6 números por ano) no qual se dá conhecimento das nossas actividades, mas onde se dá também voz à população publicando fotografias antigas e registando memórias, saberes-fazeres, tradições festivas, receitas e objectos.

Para além das rúbricas relacionadas com o trabalho desenvolvido e a desenvolver pelo CIIPC e com recolhas junto da comunidade (memórias e saberes, objectos com história, receita, património oral), foram durante este ano produzidos textos de investigação/ divulgação histórica, arqueológica e antropológica. Foram diversos os destaques temáticos ao longo dos números publicados: João Bernardino Pires, mais conhecido por João da Venda, e a sua venda e fumeiro de figo seco no Sítio da Ponte; o Monte dos Tamissa no Sítio da Coutada (actual centro de Vila Nova de Cacela), hoje desaparecido; os últimos ferradores em Cacela; as caiadeiras de Cacela; a Feira anual de Santa Teresa em Cacela; e o antigo ofício de sapateiro.

8. PARTICIPAÇÃO EM ACÇÕES DE FORMAÇÃO, ENCONTROS, JORNADAS

Acções de formação

Participação nos Encontros formativos promovidos pelo grupo de Educação da Rede de Museus do Algarve (RMA-EDU) que visam renovar, enriquecer e diversificar a prática educativa nos espaços museológicos. O CIIPC co-organizou um e participou noutro:

Encontro formativo sobre brinquedos populares – criação de uma maleta pedagógica

Mediado por Catarina Oliveira do CIIP Cacela/CMRSA e Ana Paula Martins do Centro de Educação Ambiental de Marim / PNRF (8 de Maio, Chalé João Lúcio, Olhão)

Para a construção dos brinquedos foram utilizados maioritariamente materiais da natureza e outros materiais comuns no universo doméstico. As ferramentas foram simples e rudimentares. No final criou-se uma pequena maleta pedagógica para trabalhar o tema junto das escolas e outros públicos.

Encontro formativo na área da arqueologia experimental – alimentação na pré-história

Mediado por Nuno Silva do Museu de Portimão (2 Outubro, Portimão)

A acção, dinamizada nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, propiciou a técnicos dos serviços educativos dos museus do Algarve o envolvimento em diversas actividades experimentais orientadas para a alimentação na pré-história.

Participação da técnica Susana Araújo nas acções de formação “Elaboração de Candidaturas” (27 e 28 Março, na AMAL (Faro) e “Métodos e Instrumentos de Participação Pública” com Nelson Dias (12 de Julho, em Vila Real de Santo António).

Participação das técnicas Catarina Oliveira e Patrícia Dores na Acção de Formação de curta duração (31 de Maio), sobre Geodiversidade, Geosítios e Geoconservação com o formador Hélder Pereira da GeoWalks  & Talks .

Participação da técnica Patrícia Dores no Encontro Internacional “Novos e Velhos Olhares sobre Cerâmica Medieval”, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos em Tavira, no dia 14 de Abril.

Apresentação de comunicações e posters em Encontros e Jornadas

Preparação e apresentação da comunicação “Estratégias para uma aproximação do património à comunidade local. Experiências do CIIPC em Cacela (Concelho de Vila Real de Santo António)” da autoria de Catarina Oliveira, Patrícia Dores e Susana Araújo, nas Jornadas da Primavera do ICOM, este ano  com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” (a convite do ICOM Portugal) no dia 27 de Março, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Texto escrito (resultante da comunicação) publicado no Boletim ICOM Portugal Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar, Série III, nº 20, Julho 2023. Disponível em:

Preparação e apresentação da comunicação “VALORIZAR O PATRIMÓNIO HIDRÁULICO

Experiências do CIIPC em Cacela  (Concelho de Vila Real de Santo António) ” por Catarina Oliveira, na Mesa Redonda “Valorizar o Património Cultural e Hidráulico: boas práticas de agentes turísticos do Algarve” integrada no Workshop “Caminho da Água: Soluções baseadas no património e no turismo cultural de base comunitário”, Faro, 14 Abril a convite da Associação In Loco.

Participação das técnicas Catarina Oliveira, Susana Araújo e Patrícia Dores nas VI Jornadas da RMA – Rede de Museus do Algarve com o tema “DESAFIOS DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL: Comunidades, Sustentabilidade e Diversidade”, que tiveram lugar em Silves, no dia 17 de Novembro (sexta-feira). O CIIPC integrou o programa na parte referente às experiências do PCI no ALGARVE com poster com o título: DE BOCA A ORELHA. Experiências de registo e salvaguarda do património oral a partir de um projecto educativo intermunicipal.

9. TRABALHO EM REDE

O CIIPC/CMVRSA integra desde 2008 a Rede de Museus do Algarve, continuando a participar activamente nas reuniões gerais e na dinâmica dos grupos de trabalho entretanto constituídos (Arqueologia, Património Cultural Imaterial, Educação). Actualmente integra (durante um período de 2 anos) o grupo coordenador da RMA (composto por representantes de 5 museus: Portimão, Silves, Albufeira, Olhão e Vila Real de Santo António).

Destaque:

. Organização das VI Jornadas RMA – sobre Património Cultural Imaterial com o títuloDesafios do Património Cultural Imaterial – Comunidades, Sustentabilidade e Diversidade”, dia 17 Novembro em Silves. Pretendeu-se fazer um balanço crítico dos 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO (2003 – 2023) e reflectir sobre os desafios que se colocam aos museus, na sua relação com as comunidades, num múltiplo olhar nacional, regional e local.

A sexta edição das Jornadas da RMA reuniu vários especialistas em Património Cultural Imaterial e responsáveis de várias entidades para, de acordo com o programa desta iniciativa, fazer um balanço das duas décadas da Convenção assim como das visões, políticas e práticas que nela se baseiam; reflectir sobre as ameaças à transmissão do PCI, assim como dos impactos sociais da sua patrimonialização nas comunidades, e sobre o papel dos museus enquanto entidades inclusivas, empenhadas na diversidade cultural, nas iniciativas de proximidade, no bem-estar e melhoria de vida das populações.

O CIIP Cacela participou activamente na definição do programa e organização das Jornadas, integrando a Comissão Organizadora, enquanto membro do grupo coordenador da RMA. Moderou um dos painéis da manhã – “Salvaguarda do PCI e Sustentabilidade” e apresentou (com o Museu Municipal de Tavira) a comunicação: “Património Imaterial. Desafios do trabalho em rede nos museus do Algarve”, em representação do grupo RMA-PCI.

MERCADINHO DE NATAL EM CACELA VELHA

Cacela Velha recebe, no próximo dia 3 de Dezembro (Domingo), mais um Mercadinho de Natal. Artesanato tradicional (empreita, cestaria, latoaria, cerâmica, trapologia…) e novas criações; produtos alimentares da região como o mel, pão, bolos, compotas, licores; flores; cremes e sabonetes naturais; brinquedos artesanais e velharias e artigos em segunda mão (discos, cd´s, livros, roupa, brinquedos, quadros,…) marcam mais uma vez este Mercadinho.

Durante o período da tarde vamos contar com a presença musical de Frederic Duran e Hubert GroB.

Na nossa área de petiscos vai poder degustar: crepes, comida e doçaria da bacia do mediterrâneo, salgados e doces.
 
Venha visitar-nos e divulgue!

Organização

CMVRSA/ CIIPC – Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Contactos: 281 952 600

ciipcacela@gmail.com

https://ciipcacela.wordpress.com/

ADRIP – Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela

adrip.cacela@gmail.com

www.adripcacela.blogspot.com

MERCADINHO DE NATAL EM CACELA VELHA

Inscrições abertas até 22 de Novembro

Cacela Velha prepara-se para receber, no próximo dia 3 de Dezembro (Domingo), mais um Mercadinho de Natal. Artesanato tradicional (empreita, cestaria, latoaria, cerâmica, trapologia…) e novas criações; produtos alimentares da região como o mel, pão, bolos, compotas, licores; flores; cremes e sabonetes naturais; brinquedos artesanais; velharias e artigos em segunda mão (discos, cd´s, livros, roupa, brinquedos, quadros,…); e música marcam mais este Mercadinho.

Se estiver interessad@ em participar, descarregue a respectiva ficha de inscrição – artesanato, produtos alimentares, petiscos ou velharias/antiguidades/artigos de 2ª mão – e reencaminhe-a até ao dia 22 de Novembro para um dos emails abaixo indicados. Fichas de inscrição para venda de artesanato e produtos alimentares terão de vir acompanhadas de fotografias dos produtos, que serão apreciadas no processo de selecção.

Consulte o documento com as regras de participação nos Mercadinhos de Cacela.

Participe e divulgue!

Organização

CMVRSA/ CIIPC – Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Contactos: 281 952 600

ciipcacela@gmail.com

https://ciipcacela.wordpress.com/

ADRIP – Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela

adrip.cacela@gmail.com

www.adripcacela.blogspot.com

OFICINA “CADA CACO COM O SEU USO”

Lavagem, identificação e funcionalidades dos “cacos”

A oficina “Cada Caco com o seu Uso” tem como objetivos proporcionar à comunidade local e a quem estiver interessado o contacto direto com os achados cerâmicos recolhidos nas campanhas arqueológicas em Cacela Velha; e perceber a importância destas peças para a construção da história material, relacionada com o quotidiano das comunidades islâmicas no território de Cacela e a continuidade de alguns modelos até aos dias de hoje.

A oficina é composta por três fases, a primeira consiste na lavagem de fragmentos cerâmicos com água e escova de dentes. Na segunda fase, como se de um jogo se tratasse, os participantes tentam associar os fragmentos que lavaram a um conjunto de peças completas da coleção de cerâmicas islâmicas de Cacela. Para finalizar iremos abordar aspectos como a funcionalidade, o fabrico e técnicas decorativas das peças.

ADIAMENTO DO MERCADINHO DE OUTONO EM CACELA VELHA

Tendo em conta a previsão de condições climatéricas adversas para o próximo Domingo, dia 22 de Outubro (chuva e vento), data agendada para o Mercadinho de Outono em Cacela Velha, decidiu a organização adiar o Mercadinho para data próxima a determinar, na expectativa de um clima mais ameno que proporcione um dia bem passado entre artesãos, produtores e visitantes.